terça-feira, 21 de abril de 2015

Exercícios sobre- narração, descrição e dissertação








Classifique os trechos abaixo. 

Marque:
A para Narração
B para Descrição
C para Dissertação

1. Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr.
Marcos da Fonseca. No local habitavam o proprietário, sua esposa e seus dois filhos. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio.

2. Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levada a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade.

3. De baixa estatura, magro, calvo, tinha a idade de um pai que cada pessoa gostaria de ter e de quem a nação tanto precisava naquele momento de desamparo.

4. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a
caminho do nosso próprio extermínio. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às adversidades e construir um mundo que, por ser pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

5. O homem, dono da barraca de tomates, tentava em vão, acalmar a nervosa senhora. Não sei por que brigavam, mas sei o que vi: a mulher imensamente gorda, mais do que gorda, monstruosa, erguia os enormes braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante. Comecei a me assustar, com medo de que ela destruísse a barraca — e talvez o próprio homem — devido à sua fúria incontrolável. Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates, ou até mais.

Texto:

(...) em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar, via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço que elas despiam suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrás da estalagem ou no recanto das hortas.
(Aluísio Azevedo, O Cortiço)
6. O fragmento acima pode ser considerado:

a) narrativo, pois ocorre entre seus enunciados uma progressão temporal de modo que um pode ser considerado anterior ao outro.

b) um típico fragmento dissertativo em que se observam muitos argumentos.

c) descritivo, pois não ocorre entre os enunciados uma progressão temporal: um enunciado não pode ser considerado anterior ao outro.

d) descritivo, pois os argumentos apresentados são objetivos e subjetivos.

7. Filosofia dos Epitáfios

Saí, afastando-me dos grupos e fingindo ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos Epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Do ponto de vista da composição, é correto afirmar que o capítulo “Filosofia dos Epitáfios”


a) é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo do ambiente como fundo para a digressão.

b) é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do cenário.

c) equilibra em harmonia narração e descrição, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua ambientação.

d) é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saída.


Leia o texto abaixo para responder à questão.

É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. Mas, então, por que eles ocorrem com tanta frequência? Falta, evidentemente, fiscalização. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil, ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro na cidade. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial – os sindicatos patronais ou de empregados – não o faz; se não for por um conformismo cruel, a tomar por fatalidade o que é perfeitamente possível de prevenir, terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe, ou por desvio dessas de seus interesses primordiais.
Falta também a educação básica, prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro, não há compreensão suficiente da necessidade e benefício dos equipamentos de segurança, assim como da mais simples mensagem ou de um manual de instruções.
E há, enfim, o fenômeno recente da terceirização, que pode estar funcionando às avessas, ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços, que contratam a primeira mão de obra disponível, em vez de selecionar e de oferecer mão de obra especializada.
(O Estado de São Paulo – adaptado)

8. Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto.


a) aceitação universal – constatação – benefício – escolaridade

b) investimento em prevenção – deficiências – entidades – equipamentos

c) falta de fiscalização – organização – benefício – mão de obra

d) prevenção de acidentes – fiscalização – educação – terceirização

e) crescimento – conformismo – treinamento – empresas

9. Numere o conjunto de sentenças de acordo com o primeiro, de modo que cada par forme uma sequência coesa e lógica. Identifique, em seguida, a letra da sequência numérica correta.
(Baseado em Délio Maranhão).

(1) Cumpre, inicialmente, distinguir a higiene do trabalho da segurança do trabalho.

(2) Na evolução por que passou a teoria do risco profissional, abandonou-se o trabalho profissional, como ponto de referência para colocar-se, em seu lugar, a atividade empresarial.

(3) Há que se fazer a distinção entre acidentes do trabalho e doença do trabalho.

(4) O Direito do Trabalho reconhece a importância da função da mulher no lar.

(5) Motivos de ordem biológica, moral, social e econômica encontram-se na base da regulamentação legal do trabalho do menor.

( ) A culminação desse processo evolutivo encontra-se no conceito de risco social e na ideia correlata de responsabilidade social.

( ) Daí as restrições da jornada normal e ao trabalho noturno.

( ) A necessidade de trabalhar não deve prejudicar o normal desenvolvimento de seu organismo.

( ) Enquanto esta é inerente a determinados ramos de atividade, os primeiros são aqueles que
ocorrem pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal.

( ) Constitui aquela o conjunto de princípios e regras destinados a preservar a saúde do trabalhador.

A sequência numérica correta é:

a) 1, 3, 4, 5, 2
b) 3, 2, 1, 5, 4
c) 2, 5, 3, 1, 4
d) 5, 1, 4, 3, 2
e) 2, 4, 5, 3, 1


10. As propostas abaixo dão seguimento coerente e lógico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a:


“Provavelmente devido à proximidade com os perigos e a morte, os marinheiros dos séculos XV e XVI eram muito religiosos. Praticavam um tipo de religião popular em que os conhecimentos teológicos eram mínimos e as superstições muitas.”
(Janaína Amado, com cortes e adaptações)

a) Entre essas, figuravam o medo de zarpar numa sexta-feira e o de olhar fixamente para o mar à meia-noite.

b) Cristóvão Colombo, talvez o mais religioso entre todos os navegantes, costumava antepor a cada coisa que faria os dizeres: “Em nome da Santíssima Trindade farei isto”.

c) Apesar disso, os instrumentos náuticos representaram progressos para a navegação oceânica, facilitando a tarefa de pilotos e aumentando a segurança e confiabilidade das rotas e viagens.

d) Nos navios, que não raro transportavam padres, promoviam-se rezas coletivas várias vezes ao dia e, nos fins de semana, serviços religiosos especiais.

e) Constituíam expressão de religiosidade dos marinheiros constantes promessas aos santos, individuais ou coletivas.

Fonte: Prof. Agnaldo Martino - PIRLA



Bons estudos!!!





GABARITO
1A - 2B -3B - 4C - 5A - 6C - 7A - 8D - 9E - 10C
 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Exercícios sobre encontros vocálicos- 8º ano

ATIVIDADES DIVERSAS SOBRE TIPOS DE LINGUAGEM, VARIANTES LINGUÍSTICAS, ENCONTROS CONSONANTAIS, ENCONTROS VOCÁLICOS, SÍLABAS TÔNICAS, FONEMAS E DÍGRAFOS

1) Em relação aos tipos de linguagem, responda: 
a) Quando alguém usa apenas sons, imagens ou gestos para se comunicar usa a linguagem _________________. 
b) Um livro que não possui imagens é um exemplo de linguagem ______________________. 
c) Uma história em quadrinhos é um exemplo de linguagem ______________ porque tem ___________ e ___________________. 

2) Observe a charge abaixo e responda às questões sobre variedade linguística: 


a) A variedade padrão ou formal da Língua Portuguesa refere-se ao uso correto da Língua, sem erros de ortografia ou pronúncia. A variedade não-padrão ou informal apresenta algum tipo de erro em relação ao uso da Língua. Abaixo de cada balão escreva se a fala dos personagens da charge é padrão ou não padrão. 

b) Como ficaria a frase do último balão se usássemos a variedade padrão? 

3) Leia o texto e responda às questões 

OLIM... PIADAS DOS INSETOS 
Luciane W. Raup 

Nas olimpíadas dos insetos, 
Todos os resultados pareciam certos 

No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão
Fez pose para fotos, jogou beijosacenou a mão
Disse, bem ligeiro e bem alto: 
– Atenção para o meu grande salto! 
O que ele não contava, o que ele não esperava 
Era pela Dona Lesma que passeava 
Toda linda, toda cheia de bagagens, 
Bem na linha de aterrissagens! 

No levantamento de peso, a Dona Formiga 
Não via adversários para entrar na briga! 
Pela Dona Abelha foi vencida: 
50 contra 300 foi a partida. 
A Sra. Pulga nem precisou competir: 
Sua força todos sabem admitir. 

A competição mais esperada era a de velocidade! 
A plateia zunia de felicidade! 
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas. 
Nos seus postos, muito aflitas. 
A Dona Joaninha queimou a largada: 
Todos os insetos saíram em revoada 
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão! 
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão. 

O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade: 
– Vamos botar regras nessa entomológica atividade! 
Ninguém entendeu o desejo da Majestade... 
E deixaram a ordem para bem mais tarde! 

Por isso, não te enganes não: 
Nas olim...piadas dos insetos, 
Para te dizer os resultados bem corretos, 
só deu foi confusão! 

a) Na primeira estrofe do poema, destaque duas palavras que apresentam encontro vocálico e classifique-o: 

b) Separe as sílabas das palavras sublinhadas na 2ª estrofe do texto e classifique os encontros vocálicos: 

c) Na 3ª estrofe, há 3 palavras que apresentam ditongo. Quais são? 

d) Na 4ª estrofe, há 1 palavra que apresenta ditongo e hiato. Qual é essa palavra? 

e) Retire, da 4ª estrofe, 3 palavras que tenham hiato. 

f) Quantas e quais são as palavras que apresentam ditongo na 5ª estrofe? 

g) Conte o número de letras e fonemas das palavras destacadas no texto, indicando os dígrafos, se houver: 

4) Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongos, tritongos ou hiatos: 
a) Lei: 
b) Juízo: 
c) Cooperar: 
d) Lua: 
e) Princípio: 
f) Aguentar: 
g) Saída: 
h) Existência: 
i) Espiões: 
j) Peixe: 
k) Feijão: 
l) Averiguar: 
m) Enxaguou: 
n) Saguão: 
o) Zoológico: 
p) Houve: 
q) Baú: 
r) Fiéis: 
s) Glória: 
t) Ouve: 
u) Joelho: 
v) Ideia: 
w) Dia: 
x) Cuia: 
y) Rua: 
z) Álcool: 

5) Leia estes versos 

Armas, um galho de árvore, o alçapão; 
E, em breve, uma avezinha descuidada, 
Batendo as asas cai na escravidão. 

Dás-lhe então, por esplêndida morada, 
A gaiola dourada; 
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo; 

Por que é que, tendo tudo, há de ficar 
O passarinho mudo, 
Arrepiado e triste, sem cantar? [...] 

Olavo Bilac 

a) Transcreva do texto as palavras monossílabas:
b) Transcreva do texto a palavra em que as letras QU representam um só fonema.
c) Transcreva do texto duas palavras proparoxítonas:
d) Transcreva do texto duas palavras oxítonas:
e) Transcreva do texto uma palavra que tenha hiato:
f) Transcreva do texto duas palavras que tenham ditongo:
g) Que variedade linguística é utilizada no poema? Explique:
h) O poema é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:

6) Observe as palavras abaixo:
Po – e – si –a 
Vo – o
Ca – cho – ei – ras
Ex – plo – são
I – guais

a) Em quais palavras há vogais seguidas em sílabas diferentes?
b) Em quais palavras há uma sílaba em que se encontram uma vogal e uma semivogal?
c) Em qual palavra há uma sílaba em que se encontram uma vogal e duas semivogais?
d) Nas palavras poesia, voo e cachoeiras ocorre um_______________________.
e) Nas palavras cachoeiras e explosão ocorre um _________________________.
f) Na palavra “iguais” ocorre um __________________________.

7) Observe a tirinha e responda às questões:

a) A tirinha é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
b) Se tirássemos o texto escrito, teríamos um exemplo de linguagem ______________ .
c) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um encontro consonantal?
d) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um dígrafo e um hiato?
e) Trocando apenas o fonema inicial da palavra “gente” que outras quatro palavras podemos formar?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Texto e interpretação- 9º ano

Interpretação de texto 9º Ano - Crônica Caso de Secretária

Antes da leitura - ler o título e os dois primeiros parágrafos, para o levantamento de hipóteses e suspeitas inteligentes: sobre o que será o texto? A palavra caso pode ter mais de um sentido? Quais?
Após a leitura - as hipóteses se confirmaram? Os alunos perceberam qual o gênero do texto lido (se eles estão bem familiarizados com a CRÔNICA, perceberão as características presentes no texto. A questão 10 é resposta pessoal, se alguém tiver alguma dúvida quanto ao gabarito é só pedir deixando email. 

CASO DE SECRETÁRIA

Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão á data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!
Mas no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrava. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.
Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocochô: o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada?
Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.
Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.
            -O Senhor vai comemorar em casa ou numa boate?
Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.
          - Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos - insinuou ela, discretamente.
E não é que podia mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida - o pessoal lá de casa pouco tá ligando -, teria horas amenas, em companhia de uma mulher que - reparava agora -era bem bonita.
Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório.Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente.Conteve-se, no prazer ansioso da espera.
         - Onde você prefere ir? - perguntou, ao saírem.
         - Se não se importa, vamos passar primeiro em meu apartamento. Preciso trocar de roupa.
          Ótimo, pensou ele;- faz-se a inspeção prévia do terreno, e, quem sabe?
           - Mas antes quero um drinque, para animar - ele retificou.
Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.
No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater - e o sorriso dele, dizendo isto, era uma promessa de felicidade.
Ele nem percebeu ao certo se estava arrumando ou se desarrumando, de tal modo os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus filhinhos, em coro com a secretária, esperavam-no cantando "Parabéns pra você".

Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.

Atividades:
1. Pelo contexto, qual o sentido de:
Trombudo –
Borocochô-
Pé-de-boi -
2. A que gênero pertence o texto lido? Justifique
3. O homem estava trombudo e borocochô porque:
(   ) estava ficando mais velho.
(   ) odiava festa de aniversário.
(   ) sua esposa e seus filhos não lembraram do seu aniversário.
(   ) não gostou das flores que ganhou da secretária.

4.Que história o leitor imagina que será contada?

5. Que história de fato é contada?

6. Que elemento do enredo permite perceber a diferença entre o que se diz na questão 4 e na 5, tornando interessante e envolvente a leitura do texto?

7. O título do texto sugere alguns sentidos. Quais?
8. Depois de ter lido o texto, por que você acha que a secretária lembrou-se do aniversário do chefe?
9. Com que intenção a secretária convidou o chefe para jantar? Como o chefe interpretou a ida ao apartamento dela?

10. Como você imagina a reação do homem ao ver a esposa e os filhos cantando “Parabéns a você”?