segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Texto e interpretação - 8º ano

O texto abaixo é de Millôr Fernandes, escritor que se distingue por tratar de maneira quase sempre humorística, de assuntos os mais variáveis; sociedade, política, família, o cotidiano…
O texto apresentado é uma espécie de fábula que, ao contrário das tradicionais, tem como personagem principal um ser humano e em que a moral não pode ser tomada rigorosamente como um ensinamento, uma vez que não envolve, como no caso das fábulas tradicionais, erros ou defeitos graves dos seres humanos.
NO DIA EM QUE O GATO FALOU
(Millôr Fernandes)
          Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Este gato só faltava falar.  Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas, nada!
              A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender  o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosa natureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo silabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.
          Exatamente no dia 16 de maio de 1958 foi que teve a ideia genial. Quando a ideia iluminou seu cérebro, veio acompanhada da critica, auto-crítica: “Mas, como não me ocorreu isso antes?” O papagaio viu no brilho do olhar da dona o seu (dele) terrível destino e tentou escapar, mas estava preso.Foi morto, depenado e cozinhado em menos de uma hora. Pois o raciocínio da mulher era lógico e científico: se 25.      desse ao gato o papagaio como alimentação, não era evidente que o     gato começaria a falar? Era? Não era? Veria. O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo ver fracassado o seu experimento científico, a dama gentil e senil procurou forçá-lo. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe mesmo – horror! – pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia do estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-miau, mas perfeitamente compreensível):
– Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair!
A mulher, tremendo de emoção e alegria, chorando e rindo, pôs-se a gritar por sua vez.
– Vejam, vejam, meu gatinho fala! Milagre! Fala o meu gatinho!
Mas o gato, fugindo ao seu abraço, saltou para a janela e gritou de novo: – Foge, madame, que o prédio vai cair! Madame, foge! – e pulou para a rua.
Nesse momento, com um estrondo monstruoso, o prédio inteiro veio abaixo, sepultando a dama gentil e senil em meio aos seus  escombros.
O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio, ficou vendo o tumulto diante do desastre e comentou apenas, com um gato mais pobre que passava: – Veja só que cretina. Passou a vida inteira para fazer eu falar e no momento em que falei, não me prestou a mínima atenção.
MORAL: O mal do artista é não acreditar na própria criação.
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Marque com um X o sinônimo das palavras ou expressões em destaque:

1. Em: ”… gato de raça, de bom-tom…”, a expressão em destaque refere-se à pessoa que é:
a.(   ) rica         b.(   ) bondosa       c.(   ) fina          d.(   ) natural
2. A  frase: “Este gato só faltava falar”  tem o mesmo significado que:
a.(   ) Este gato, quando fica só, tenta falar.
b.(   ) Falar é só o que falta a este gato.
c.(   ) Só este gato é que falta falar.
d.(   ) Só este gato é que tenta falar.
3. Em: “Manso e inteligente, seu olhar era humano”, a palavra em destaque significa:
a.(   ) próprio do homem     b.(   ) bondoso
c.(   ) submisso                      d.(   ) que ama os seus semelhantes
4. Em: “Curiosa natureza, pensava a mulher…” a palavra em destaque tem o mesmo significado que em:
a.(   ) Vive arranjando confusões de toda a natureza.
b.(   ) Ele contemplava a natureza com olhos de artista.
c.(   ) Aquele rapaz tem péssima natureza.
d.(   ) Conservava, aos quarenta anos, todas as boas qualidades de sua natureza.
5. Em: “…e um papagaio cretino mas parlapatão…” a expressão em destaque indica que o papagaio era:
a.(   ) pouco inteligente mas muito falante
b.(   ) meio amalucado mas bonachão
c.(   ) pouco instruído mas muito observador
6. Em: “E quanto mais meditava mais tempo gastava…” a palavra em destaque significa:
a.(   ) planejava      b.(   ) pensava     c.(   ) examinava      d.(   ) estudava
7. Relacione as colunas de modo a fazer a correspondência entre as palavras que se seguem, formadas porauto e sua significação.
1. (   ) autocrítica                 a. vida de um indivíduo escrita por ele mesmo
2. (   ) autopunição              b. crítica feita por alguém a si mesmo
3. (   ) autobiografia            c. avaliação feita por um indivíduo para provar a ele próprio que sabe determinados conhecimentos
4. (   ) automóvel                  d. Veículo que se locomove por seus próprios meios
5. (   ) auto-retrato                e. castigo imposto por um indivíduo a si mesmo
6. (   ) autoa-valiação          f. retrato de um indivíduo feito por ele mesmo

8. Em: “Temendo ver fracassado o seu experimento científico…”  a palavra em destaque significa:
a.(   ) quebrado                  b.(   ) reduzido a pedaços
c.(   ) mal-acabado           d.(   ) malsucedido
9. Em: “…sepultando a dama gentil…”  a palavra em destaque significa:
a.(   ) escondendo     b.(   ) isolando    c.(   ) soterrando     d.(   ) abrigando
10. Em: “…em meio aos escombros…” a palavra em destaque significa:
a.(   ) restos de construção desmoronados
b.(   ) cinzas resultantes de um incêndio
c.(   ) ruídos provocados por um desmoronamento
d.(   ) substâncias venenosas
11. Em: “O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio…” a palavra em destaque significa:
a.(   ) assustadoramente          b.(   ) tristemente
c.(   ) nervosamente                d.(   ) timidamente

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
12. São características da dama:
a.(   ) bondade, simpatia e inteligência
b.(   ) coragem, simpatia e desenvoltura
c.(   ) persistência, teimosia e velhice
13. O gato da dama é apresentado como sendo um animal:
a.(   ) bonito, terno, amigo, de boa raça e inteligente
b.(   ) bonito, inteligente, pacífico e preguiçoso
c.(   ) terno, amigo, raro e preguiçoso
d.(   ) bonito, terno, corajoso e inteligente
14. O fenômeno que a dama não conseguia compreender era:
a.(   ) a burrice do gato                          b.(   ) a mudez do papagaio
c.(   ) a inteligência do papagaio        d.(   ) a mudez do gato
15. O papagaio percebeu o que estava para acontecer-lhe quando:
a.(   ) olhou para a sua dona         b.(   ) escutou o que sua dona dizia
c.(   ) aproximou-se do gato          d.(   ) já estava para ser morto
16. Ao ter a ideia genial, a dama sentiu-se:
a.(   ) arrependida por ter que sacrificar a ave
b.(   ) satisfeita e recompensada
c.(   ) pesarosa pelo fato de a ideia não lhe ter ocorrido antes
d.(   ) temerosa de não estar certa
17. A operação que envolve a morte do papagaio até a ingestão do alimento por parte do gato durou aproximadamente:
a.(   ) 1 hora      b.(   ) 2 horas      c.(   ) 3 horas    d.(   ) 24 horas

Responda com sua palavras:
18. Quanto tempo era gasto diariamente pela dama com os métodos de ensino ao gato?
19. Quando foi que ocorreu à dama a fórmula que lhe pareceu adequada para fazer com que o gato falasse?
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GABARITO
1. c     2. B    3. A      4. B     5. A     6. B     7. A seqüência é: b, e,  a, d, f, c       8. D     9. C
10. a     11. B     12. C     13. A      14. D    15. A     16. C      17. C
18. Todo dia a dama gastava uma a duas horas tentando ensinar o gato a falar.
19. Exatamente no dia 16 de maio de 1958.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Texto e interpretação 8º ano

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 8º ANO


Prova de interpretação de texto
                                            ESOPO
Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:

-- Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.

-- Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?

-- Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.

Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.

-- Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?

-- Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?

-- É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.

Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:

-- Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.

Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.

Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.
(Autor desconhecido)

1) Essa narrativa tem como protagonistas:
a-( ) o amo e o patrão
b-( ) o chefe militar e o escravo
c-( ) o companheiro e o patrão
d-( ) o servo e o escravo

2) A passagem “indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a-( ) respondeu Esopo;
b-( ) percebeu Esopo;
c-( ) perguntou Esopo;
d-( ) assegurou Esopo;

3) Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:
a-( ) ensinamentos filosóficos e conceitos religiosos;
b-( ) discussões infrutíferas e obras literárias;
c-( ) rede de intrigas e desentendimentos;
d-( ) ensinamento das verdades santas e criação de anedotas vulgares;

4) Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal...”, o adjetivo destacado significa:
a-( ) rara
b-( ) medíocre
c-( ) impopular
d-( ) respeitosa

5) Em “Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?”, a oração destacada tem o sentido de:
a-( ) finalidade
b-( ) condição
c-( ) causa
d-( ) consequência

6) De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser:
a-( ) confrontadas
b-( ) armadas
c-( ) superadas
d-( ) rejeitadas

7) Em “por ela mesma ensinadas...”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com:
a-( ) “violências”
b-( ) “anedotas”
c-( ) “verdades”
d-( ) “discussões”

8) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:
a-( ) pacote
b-( ) amo
c-( ) primeiro
d-( ) Esopo

9) O sentido de negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:
a-( ) “impressionado” e “intrigas”
b-( ) “infrutíferas” e “desentendimentos”
c-( ) “desapontado” e “inteligência”
d-( ) “interrogou” e “ensinadas”

10) Nessa história, a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:
a-( ) fazer boas compras
b-( ) ser educado
c-( ) falar muito bem
d-( ) ter grande sabedoria

GABARITO
1-a ; 2-c ; 3-d; 4-a ; 5-d ; 6-b ; 7-c ; 8-a ; 9-b ; 10-d