quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aulas de Ensino Religioso


AULAS DE ENSINO RELIGIOSO - ROTEIROS
ROTEIRO 1 - AULA DE ENSINO RELIGIOSOA partir da 7ª série ao Médio

Tema: Chamados a assumir e a viver a nossa história

MÚSICA O SOL – JOTA QUEST

* Se possível ter texto em mãos para todos os alunos
* Refletir a partir do clipe (vídeo)

1. Escutar a música
2. Destacar partes importantes
a. O que gostamos de ouvir
b. O que temos dificuldade de ouvir
c. Quem é o sol na nossa vida
d. Para onde vamos

3. (Caso tiver possibilidade de assistir clipe) em grupos e/ou individualmente responder sobre:
a) Quais são suas dores?
b) A quem você escuta?
c) O que você quer?
d) Quais são seus medos?
e) O que lhe dá segurança?
f) Quais são seus sonhos?
g) Quem lhe importa?
h) Para onde você vai?
i) Quem vai com você?

4. Partilhar
5. Concluir com a música ALMIR SATER – Tocando em frente

ROTEIRO 2 - AULA DE ENSINO RELIGIOSOEm todas as turmas com as devidas adaptações

Tema: Chamados a valorizar todas as pessoas na nossa vida.

1. Realizar com os alunos a dinâmica das pessoas importantes*
2. Aprofundar temática com o slide VOCAÇÃO e/ou filme O QUE É VOCAÇÃO

3. Concluir com a pesquisa vocacional. 
- Cada aluno (individual) receberá a sua ficha vocacional

• O objetivo da pesquisa vocacional é saber o que qual cada pensa em seguir para que depois a escola com o auxílio do frei e demais pessoas possam ajudar os alunos na orientação vocacional e profissional.

Obs.: O resultado da pesquisa vocacional, caso houver algum menino e/ou menina interessada em seguir a Vida Religiosa e Sacerdotal que seja feita o encaminhamento destas fichas para o frei afim de que sejam enviadas para o frei responsável pela Animação Vocacional


* Ver texto em anexo

ROTEIRO 3 - AULA DE ENSINO RELIGIOSOA partir do 5° Ano do Ensino Fundamental

Tema: Chamados a ser instrumentos paz e do bem!

TEXTO REFERENCIAL: ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS (ver vídeos e slides)

1. Projetar e/ou entregar para cada aluno cópia da Oração de São Francisco de Assis
2. Ler em conjunto a Oração
3. Pedir cada aluno escolher uma frase da Oração
4. Pedir para que alguns alunos leiam em voz alta a parte escolheu
5. Formar grupos de 4 a 5 pessoas
6. Partilhar as frases no grupo
7. Escolher uma frase por grupo
8. Ver uma forma de apresentar esta frase e sua mensagem (pode ser feito o pedido para que a frase seja atualizada, ou seja, trazida para a nossa realidade) para o grande grupo (encenação, música, dramatização, cartaz, etc.)
9. Partilhar o trabalho dos grupos
10. Pedir para que cada qual reescreva a Oração fazendo uma atualização para os nossos dias
11. Concluir com o clipe, ou filme de São Francisco e/ou a livre escolha do(a) professor (a) 
12. Concluir com a Música – UMA CHANCE PRÁ PAZ – CLIPE EM ANEXO



ROTEIRO 4 - AULA DE ENSINO RELIGIOSOA partir do 5° Ano do Ensino Fundamental


Tema: Chamados a transformar o mundo para que tenha VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA.

1. CLIPE – VIDA
2. Realizar dinâmica do quero sobretudo*
3. ORIENTAÇÃO: 
a. Para realizar a dinâmica quem a conduz pode entregar para cada aluno uma folha já com os itens xeroca e/ou pedir que eles enumerem 20 ou mais itens necessários para que possam viver bem
b. Depois criar motivos para ir eliminando palavras, por exemplo, para você ajudar um amigo teve que abrir mão de 3 coisas da sua lista (abrir mão = a riscar)
c. Ao final deixar sobrar um ou dois itens por aluno
d. Ver quais foram os itens mais relevantes na turma (valores, etc.)
4. Aprofundar temática com o FILME: GLADIADOR (EM ANEXO) e/ou VOCÊ APRENDER
5. Destacar elementos centrais do filme e comparar com o resultado da dinâmica
6. FAZER UM CARTAZ E OU PAINEL COM AS PALAVRAS QUE “SOBRARAM” DA DINÂMICA DO QUERO SOBRETUDO
7. CONCLUIR

ROTEIRO 5 - AULA DE ENSINO RELIGIOSOA partir do 5° Ano do Ensino Fundamental


Tema: Chamados a lançar a BOA SEMENTE.

1. SEMENTE - ARMANDINHO
2. Leitura da Parábola do Semeador – Mt 13, 4-9
3. Breve reflexão e partilha em conjunto
4. QUESTIONAMENTOS: Que tipo de solo eu sou? Que semente sou? O que quero deixar para a eternidade? O que estou fazendo para melhorar a vida do meu lugar? Qual o meu interesse como semente – será que vale a pena nascer?
5. Entregar para cada qual um pacotinho (aqueles para colocar PIPOCA nas festas juninas)
6. Escrever do lado interno uma qualidade que eu tenho
7. Colocar sementes no centro e cada qual põe algumas no seu pacotinho
8. Após todos terem colocado sementes em seus pacotinhos convidar para que cada qual contemple a palavra que escreveu e valorize o dom como presente de Deus.
9. Partilhar sementes com outros colegas
10. Ler texto em forma de jogral. O SONHO DE UMA SEMENTE
11. CONCLUIR COM O CLIPE: EU CREIO NA SEMENTE

MATERIAL: 
- Sementes (várias – tipo 2 kg de arroz, feijão, etc)
- Pacotinhos de pipoca vazios (podem ser feitos pelos alunos com meia folha de papel ofício
- Bíblia e caneta
- Classes em círculo


3 comentários: